Departamentos/Área

Departamentos/Área

Da ESTGV fazem parte sete Departamentos e uma Área Científica. Os Departamentos e Área Científica são unidades de ensino, de investigação, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação do saber nos domínios que lhes são próprios. Cada Departamento é responsável pela lecionação dos cursos que lhe estão afetos.

Departamento de Ambiente

O Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu desenvolve as suas atividades no âmbito das ciências e tecnologias do ambiente, da Terra e da energética.

Compete ao Departamento de Ambiente:

  • Fomentar o desenvolvimento e a divulgação das ciências e tecnologias do ambiente, da Terra e da energética e de áreas interdisciplinares ou pluridisciplinares que as envolvam no todo ou em parte, tanto nos seus aspetos de ciências fundamentais, como nos de ciências aplicadas e de desenvolvimento experimental.
  • Promover o estudo e a investigação nas suas áreas científicas, bem como em áreas interdisciplinares ou pluridisciplinares que envolvam as ciências do ambiente, da Terra e da energética, designadamente a das ciências e engenharia, da avaliação, valorização e a gestão da qualidade do ambiente nos seus componentes naturais- ar, luz, água, solo vivo e subsolo, flora e fauna; e antrópicos-paisagem, património natural e construído e poluição.
  • Investigar as componentes físicas do ambiente visando a otimização das condições da sua exploração e utilização, e a diminuição da poluição, através de:
  • Valorização e gestão do espaço natural, ordenamento do território;
  • Prevenção e minimização de riscos naturais;
  • Estudos de impactes ambientais;
  • Caracterização e controlo de aquíferos e da qualidade águas subterrâneas;
  • Metodologias de análise de solos e sua descontaminação;
  • Caracterização dos materiais e sistemas geológicos;
  • Otimizar as condições de utilização de energia com vista a: diminuir a poluição; reduzir o consumo (em particular o de energias fósseis) em todos os sectores de atividade; desenvolver tecnologias que permitam a utilização das energias ditas de substituição;
  • Controlar os riscos de incêndio e de explosão.
  • Garantir a realização dos cursos sob sua responsabilidade, assim como assegurar, no limite das suas disponibilidades em recursos humanos e materiais, o ensino de disciplinas do âmbito das ciências e tecnologias do ambiente, da Terra e da energética que integrem outros cursos da ESTGV ou do IPV.
  • Organizar, realizar ou apoiar ações de formação e de atualização nos seus domínios científicos próprios.
  • Apoiar a comunidade na resolução de problemas do âmbito das suas esferas científicas, bem como em ações de extensão cultural.

Departamento de Eng.ª Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) é uma unidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu com competências de ensino, de investigação, de prestação de serviços à comunidade, de difusão e transmissão de cultura e de divulgação do saber nos domínios da Engenharia Civil.

A estrutura organizacional interna do Departamento inclui seis secções: Construções Civis; Geotecnia; Hidráulica e Recursos Hídricos; Mecânica Estrutural; Planeamento e Urbanismo; e Transportes e Vias de Comunicação.
Está afeta ao DEC a lecionação dos seguintes cursos: Licenciatura em Engenharia Civil; Mestrado em Engenharia de Construção e Reabilitação; Curso Técnico Superior Profisisonal de Modelação e Gestão do Espaço Urbano e Curso Técnico Superior Profisisonal de Reabilitação e Conservação de Edifícios.

Departamento de Eng.ª Eletrotécnica

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) é uma unidade de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, direcionada para o Ensino, a Investigação e a Prestação de Serviços especializados à comunidade, na área da Engenharia Eletrotécnica.

Sendo o Ensino, e especialmente o ensino de qualidade o objetivo principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, este disponibiliza na sua oferta formativa as seguintes Formações: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica-Energia e Automação (2º Ciclo – Processo de Bolonha), Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (1º Ciclo – Processo de Bolonha), Curso Técnico Superior Profissional de Automação e Energia e um Curso Técnico Superior Profissional de Energias Renováveis (em cooperação com o Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e o Departamento de Ambiente).
O departamento integra um centro de Investigação em energias Renováveis.

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica possuiu um vasto leque de competências no âmbito da Engenharia Eletrotécnica que lhe permite, com qualidade realizar estudos, projetos e auditorias, nas seguintes áreas: Instalações Elétricas, Automação e Robótica, Instrumentação Industrial, Eficiência Energética, Qualidade de Energia Elétrica, Energias Renováveis, Micro-geração e Mobilidade Elétrica.

Departamento de Eng.ª de Madeiras

O Departamento de Engenharia de Madeiras (DEMAD) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu tem competências de ensino, investigação e prestação de serviços nas áreas industriais da transformação de madeira e da produção de mobiliário.

É responsável pela lecionação dos seguintes cursos: Curso Técnico Superior Profissional de Design e Tecnologia de Mobiliário, Licenciatura em Engenharia de Madeiras, Licenciatura em Tecnologia e Design de Mobiliário e Mestrado em Engenharia de Madeiras.
O Departamento de Engenharia de Madeiras promove o desenvolvimento das indústrias da fileira da madeira e mobiliário encorajando o desenvolvimento e inovação tecnológica, providenciando serviços e apoio a essas empresas, através da realização de peritagens, consultadoria, ensaios laboratoriais ou da participação em projetos de investigação aplicada, intervindo nas seguintes áreas: Madeiras e Derivados, Colagem e Acabamentos, Mobiliário, Sistemas Produtivos, Construções em Madeira, Qualidade e Ambiente.

Departamento de Eng.ª Mecânica e Gestão Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI) tem vindo a obter alguma notoriedade e a criar fortes expectativas junto de instituições e empresas, através do desenvolvimento de atividades profissionais extraescolares e da realização de estágios. A capacidade que vem sendo reconhecida, quer sob o ponto de vista técnico, quer em termos de assunção de responsabilidades na área da gestão industrial, são indicadores que permitem indiciar que os esforços de índole formativa que têm vindo a ser desenvolvidos correspondem integralmente às expectativas e necessidades das empresas da região.

O grande desafio que a indústria nacional hoje enfrenta, está associado a objetivos como o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos seus produtos, a poupança de energia, a defesa do ambiente, a diversificação de produtos, a criação de novas áreas de competitividade e a maior agressividade nos mercados externos. Para vencer este desafio, a indústria necessita de técnicos qualificados e com formação em duas vertentes: a Engenharia e a Gestão Industrial.

Se, relativamente à Engenharia são importantes os conhecimentos integrados de temas como materiais, máquinas, instalações elétricas e eletrónicas e gestão de energia, os mesmos temas deverão ser aglutinados por conhecimentos dirigidos à produtividade e competitividade, surgindo aqui, um espaço para aplicação de conhecimentos dirigidos à Organização e Gestão da Produção, às instalações e serviços industriais, à automação e controlo, à manutenção industrial, à investigação operacional e às técnicas de medida de diagnóstico.

À Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, e em particular ao DEMGI importa apostar na inovação, na qualidade e na exigência, tomando como fator determinante as pessoas: estudantes motivados e professores particularmente qualificados e dedicados. É importante criar um ambiente académico acolhedor e estimulante, permitindo a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e competências.

Departamento de Informática

Atento às constantes evoluções tecnológicas, o Departamento de Informática tem como missão prestar formação em áreas relacionadas com as Tecnologias da Informação. Assim, o Departamento de Informática assegura formação relacionada com a análise, conceção, implementação e exploração de Tecnologias da Informação, sendo responsável por cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado, bem como de Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Para além da formação, o Departamento de Informática tem como objetivo a prestação de serviços. Neste âmbito, o departamento possui recursos humanos e materiais que lhe permitem efetuar projetos de natureza diversa, nomeadamente:

  • análise, conceção e implementação de Sistemas de Informação;
  • planeamento, projeto e administração de redes informáticas;
  • planeamento, configuração e administração de sistemas informáticos;
  • análise, conceção e implementação de aplicação multimédia.

Departamento de Gestão

O dGest é um departamento da ESTGV/IPV ao serviço da sociedade, que tem como objetivo a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação, tecnológica e científica dos seus estudantes, nas áreas científicas das ciências empresariais e do turismo.

O dGest valoriza a atividade dos seus docentes/investigadores e funcionários, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e assegura as condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida, nas suas áreas do conhecimento.

O dGest promove a mobilidade de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, com especial relevo para os países do espaço europeu.

O dGest tem o direito e o dever de participar em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, de desenvolvimento da Região em que está inserido, assim como de valorização económica do conhecimento científico.

Área Científica de Matemática

A Área Científica de Matemática (ACM) é uma unidade de ensino, de investigação, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação do saber no domínio da Matemática e áreas afins, passando pela formação ao longo da vida. Não obstante, a atividade de ensino/formação, desenvolvida no âmbito dos seus próprios cursos e, transversalmente, nos cursos da ESTGV, a ACM incentiva a cooperação interdepartamental e interdisciplinar aos vários níveis da ESTGV.

Para além disso, a ACM desenvolve atividades de extensão cultural e de prestação de serviço à comunidade, no âmbito do seu domínio científico e técnico, através de iniciativas de divulgação e promoção da Matemática.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.