Laboratórios

Laboratórios

Os laboratórios da ESTGV constituem-se como espaços de investigação, de apoio às atividades letivas e de prestação de serviços ao exterior. Encontram-se apetrechados com modernos equipamentos e cobrem um vasto leque de áreas do conhecimento.

A ESTGV dispõe igualmente de um conjunto de laboratórios de Informática, destinados à lecionação da componente laboratorial de unidades curriculares da área científica de informática, integrantes dos planos de estudos dos diversos cursos, que constituem a oferta formativa da Escola.

Departamento de Ambiente

O Departamento de Ambiente, em termos laboratoriais, dispõe dos seguintes recursos: Laboratório de Biologia de Ambiente, Laboratório de Monitorização e Controlo Ambiental, Laboratório de Controlo Analítico e Qualidade e Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica, Deteção Remota e Modelação Ambiental.

Laboratório de Biologia de Ambiente

O LBioE está equipado com equipamento adequado ao ensino prático e laboratorial nas áreas da biologia e da microbiologia. É também utilizado pelos alunos para realizarem os trabalhos de fim de curso.

Laboratório de Controlo Analítico e Qualidade

O LCAQ está equipado com equipamentos de técnicas analíticas avançadas (cromatografia gasosa, absorção atómica e outros). No âmbito da formação, além de aulas práticas laboratoriais, realizam-se também diversas tarefas analíticas integradas em trabalhos de projeto (licenciatura) e de dissertação final de mestrado. Realizam-se igualmente diversas atividades de I&D por docentes afectos ao Departamento nomeadamente em termos da sua formação académica. O LCAQ está igualmente vocacionado para a prestação de serviços ao exterior e de apoio ao tecido empresarial da região.

Laboratório de Monitorização e Controlo Ambiental

No LCMA realizam-se atividades de ensino e pesquisa nas áreas da qualidade da água, efluentes líquidos e resíduos sólidos, acústica e poluição sonora e da qualidade do ar e efluentes gasosos. Possibilita igualmente apoio à realização de trabalhos de fim de curso.

Laboratório de SIG, Deteção Remota e Modelação Ambiental

O SIGDREMA é um espaço com equipamentos informáticos que tem como principal objetivo a aplicação dos sistemas de informação geográfica, a utilização de técnicas topográficas GPS (Global Positioning System), fotogramétricas (deteção remota) e cartográficas, como ferramenta de apoio pedagógico no âmbito do ensino prático e laboratorial das unidades curriculares de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica e Análise de Dados e Modelação Ambiental. Também permite apoio à realização de trabalhos de projeto e de dissertação.

Departamento de Eng.ª Civil

O Departamento de Engenharia Civil dispõe de um conjunto de Laboratórios equipados com tecnologia recente, que permite apoiar as componentes letiva e de investigação. Possibilita igualmente a realização de toda uma gama de ensaios, no âmbito da prestação de serviços à comunidade técnica e empresarial da região.

Centro de Estudos de Planeamento e Urbanismo

O Centro de Estudos de Planeamento e Urbanismo desenvolve atividades científicas, técnicas e pedagógicas nos domínios da habitação, da cidade e do território. No âmbito da prestação de serviços o CEPU está vocacionado para assessorar na elaboração, execução, avaliação e revisão dos instrumentos de gestão territorial e na avaliação do imobiliário. O CEPU dispõe, ainda, de equipamentos para a execução de levantamentos topográficos e para a obtenção de informação cartográfica e geográfica.

Laboratório de Cálculo Automático

O Laboratório de Cálculo Automático (LCAU) tem por principal finalidade apoiar os alunos do Departamento de Engenharia Civil na realização dos trabalhos académicos, servindo, também, de espaço para a realização de aulas em várias unidades curriculares que necessitam de recurso a um Laboratório dotado de equipamentos informáticos e softwares específicos nos domínios do desenho e do cálculo numérico.

Laboratório de Física de Construções

O Laboratório de Física das Construções tem por objeto o estudo, nomeadamente, da higrotérmica, da patologia e do conforto dos edifícios. Concretamente, os estudos passíveis de serem realizados são os seguintes: Diagnóstico de patologia na construção, nomeadamente, devido à presença de humidade superficial, em profundidade ou devido a condensações; Determinação dos caudais e/ou renovações de ar em edifícios de habitação; Monitorização das condições ambientais, nomeadamente temperatura, humidade relativa, iluminâncias, níveis de ruído, índices PMV/PPD/DR e concentrações de CO e CO2.

Laboratório de Geotecnia

O Laboratório de Geotecnia tem como missão promover o ensino e a investigação no domínio da mecânica dos solos e geotecnia, bem como apoiar a prestação de serviços técnicos e de consultoria quer às empresas do setor da construção civil e obras públicas regionais, quer aos organismos da administração central e local. O LGEO está habilitado a realizar ensaios laboratoriais que permitem caracterizar o comportamento físico e mecânico dos solos, e alguns ensaios “in situ” que, por sua vez, permitem aferir a adequação do comportamento dos solos em obra às exigências técnicas prescritas nos respetivos projetos e cadernos de encargos.

Laboratório Hidraulica e Recursos Hídricos

O Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos é um laboratório que dispõe de um vasto conjunto de equipamentos para realizar os mais diversos ensaios nas áreas da hidráulica geral, hidráulica aplicada, mecânica dos fluidos, hidráulica marítima e fluvial. Os ensaios que se realizam no LHRH inserem-se tanto numa perspetiva pedagógica e científica como numa perspetiva de apoio à comunidade técnica e empresarial da região.

Laboratório de Materiais de Construção

O Laboratório de Materiais de Construção possui dois objetivos principais. Por um lado, está vocacionado para o ensino, apoiando unidades curriculares dos cursos ministrados pelo Departamento de Engenharia Civil e, por outro, para a prestação de serviços ao exterior, permitindo uma ligação permanente com as empresas e entidades do ramo da construção civil, no domínio de estudos técnicos e científicos e da consultoria especializada (amostragens de betão; ensaios de betão fresco; caraterísticas físicas e mecânicas do betão endurecido; ensaios de argamassas, cimentos e outros materiais; estudo de composição de betões e ações de formação respeitante à realização de ensaios de betão).

Laboratório de Resistência dos Materiais e Estruturas

O Laboratório de Resistência de Materiais e Estruturas tem como objetivos principais apoiar o ensino e a investigação no domínio dos materiais estruturais e estruturas de engenharia civil. O LRME está também equipado para a prestação de serviços ao exterior, nomeadamente para a realização de ensaios e estudos técnico-científicos e de consultoria especializada nas áreas da análise e dimensionamento das estruturas de betão e na área da durabilidade e reforço de estruturas (inspeção e diagnóstico de estruturas, avaliação de segurança, ensaios de materiais e estruturas).

Laboratório de Transportes e Vias de Comunicação

O Laboratório de Transportes e Vias de Comunicação é um laboratório experimental de apoio pedagógico às unidades curriculares, na área dos transportes e vias de comunicação, e igualmente vocacionado para a investigação, ações de formação e prestação de serviços ao exterior. Está apetrechado com equipamentos que permitem realizar os ensaios mais relevantes de controlo de qualidade de materiais de pavimentação rodoviária. No laboratório são também desenvolvidos estudos de consultoria ao nível da engenharia de tráfego, da estruturação e otimização de sistemas de transportes urbanos e da segurança rodoviária.

Departamento de Eng.ª Eletrotécnica

No âmbito das instalações afetas ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica, destacam-se os seguintes recursos laboratoriais: Laboratório de Automação, Laboratório de Máquinas Elétricas, Laboratório de Sistemas de Energia Elétrica, Laboratório de Informática, Laboratório de Eletrónica de Potência, Laboratório de Microssistemas, Laboratório de Física e Laboratório de Eletrónica.

Laboratório de Automação e Robótica

O Laboratório de Automação e Robótica (LA), com uma área aproximada de 98 m2, serve as seguintes componentes: Laboratorial (bancadas e equipamento) e Pedagógica (cadeiras, mesas, quadro, projetor de vídeo). O LA apoia basicamente as áreas de automação, controlo e robótica.

Deste modo, o LA visa permitir o ensino em temas relacionados com a automação (num sentido mais lato), tais como: Robótica, Controlo, Automação, Autómatos programáveis, Pneumática, CNC, Sequenciamento e Sistemas flexíveis de produção.

Face às potencialidades do LA este tem vindo a fornecer recursos às disciplinas na área do controlo, robótica e automação dos cursos de CET, Licenciatura e Mestrado ministrados no departamento. O LA tem vindo a alargar a sua atividade, fornecendo recursos utilizados quer na investigação, apoiando o desenvolvimento de trabalhos de mestrado e doutoramento, quer em sessões demonstrativas das potencialidades formativas do departamento de engenharia eletrotécnica.

Laboratório de Eletrónica

O Laboratório de Eletrónica está vocacionado para o estudo da eletrónica analógica e do processamento de sinal. Recebe aulas da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e dos CET (Cursos de Especialização Tecnológica). O laboratório dá apoio à execução de projetos dos diversos cursos do departamento. É ainda um espaço importante na preparação dos alunos, que o utilizam para estudar e fazer consultas.

Está equipado com computadores e material de ensaio, tais como: fontes de alimentação, aparelhos de medida, osciloscópios, e geradores de sinal. Dispõe de kits de teste de eletrónica analógica, e de processamento digital de sinal, e uma máquina de prototipagem de circuito impresso. No domínio da simulação, em eletrónica, utiliza-se o Pspice e o Multisim, no processamento de sinal fundamentalmente o Matlab, e em PCB o CircuitCam.

Laboratório de Eletrónica de Potência

O LEP apoia as atividades relacionadas com Eletrónica Comutada (eletrónica de potência) e de Instrumentação. Suporta as disciplinas de Eletrónica de Potência (2º ano da LEE) e de Eletrónica Industrial (1º ano do MEAI), Instrumentação Industrial (2º ano da LEE). Para além destas unidades nucleares, serve ainda as unidades de Desenho Eletrotécnico (1º ano da LEE) e de Desenho Técnico (1º ano do CET de Energias Renováveis). Fora dos horários letivos, presta apoio à unidade de projeto (2º ano da LEE) e a atividades de investigação (nomeadamente, sistemas híbridos de energias renováveis).

Possui recursos ligados às áreas envolvidas, tais como:

  • Eletrónica de comutação (IGBT’s, Mosfets, Drivers, Inversores)
  • Microcontrolo (microcontroladores, DSP’s, FPGA’s)
  • Instrumentação (sensores vários, Placas de aquisição de dados, Analisador de redes mono e trifásico)
  • 6 estações de trabalho, dotadas de PC com ligação à Internet e placas de aquisição de dados (NI 6024E/6014) e software dedicado (Labview, CCS, Eagle, Progecad).
  • Painéis fotovoltaicos (80 W), Gerador eólico (400 W), 3 inversores (5 kW com sincronização, 4,5 kW sem sincronização e 0,5 kW), baterias de chumbo e de iões de Lítio (100 Ah) e reguladores de carga.

Com uma área aproximada de 55 m2, Para além das bancadas de laboratório, possui mesas e cadeiras suficientes para acomodar 24 alunos bem como um projetor de vídeo e um quadro.

Laboratório de Física

Está vocacionado para o ensino prático nas áreas da Física – mecânica, circuitos elétricos e eletrónica básica. Está equipado com kits didáticos e aparelhos, tais como, fontes de alimentação, osciloscópios, geradores de sinal, multímetros e outros, em número suficiente para suportar o funcionamento de dez grupos de alunos.

Suporta as aulas de Física Geral e Eletrotecnia e Circuitos do curso de Eng.ª Eletrotécnica e as aulas práticas de Introdução à Eletrónica do curso de Eng.ª Informática. Suporta ainda as aulas dos cursos de especialização tecnológica (CET).

Por necessidade de gestão de espaços afetos ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica, foi‐lhe dada uma configuração capaz de suportar aulas com capacidade para vinte e oito alunos.

Laboratório de Máquinas Elétricas

O Laboratório de Máquinas Elétricas do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, destina-se a dar apoio a disciplinas da área ministradas pelo próprio Departamento e ainda a disciplinas do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

O Laboratório dispõe de cinco bancadas de ensaios (uma das quais automática) totalmente equipadas com instrumentos de medida e máquinas para ensaio, sendo de salientar máquinas de corrente contínua de excitação do tipo “Shunt”, Série e “Compound”, máquinas de corrente alternada de tipo monofásico e trifásico, síncronas, assíncronas e transformadores.

O equipamento disponível permite efetuar o estudo completo do comportamento destas máquinas na sua função de geração, motora ou de transformação de grandezas. Para efetuar os referidos ensaios o Laboratório dispõe ainda de cargas elétricas e freios eletromagnéticos, adequados às máquinas existentes no Laboratório.

Deste modo é possível traçar as respetivas curvas características de funcionamento em diversas situações de carga. A bancada automática permite ainda fazer a aquisição de grandezas através do computador, o que se traduz em maior fiabilidade de resultados e rapidez na elaboração de relatórios técnicos e gráficos de evolução de grandezas.

Laboratório de Microssistemas

O laboratório de microssistemas é um laboratório orientado ao estudo de sistemas digitais, de microcontroladores, de sistemas embebidos e de redes de comunicação em ambiente industrial.

Para tal, encontra-se equipado com um conjunto de equipamentos de hardware e de software de forma que se possa projetar e simular o correto funcionamento de todo o tipo de sistemas aí estudados.

O laboratório serve ainda como apoio a aulas dos diferentes cursos disponibilizados pelo departamento de engenharia eletrotécnica, nomeadamente aos CET (Sistemas Microcontroladores, Informática Industrial), à Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (Sistemas Digitais, Microssistemas, Projeto) e ao Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (Comunicações em Sistemas Industriais).

Laboratório de Sistemas de Energia Elétrica

O LSEE é uma infraestrutura vocacionada para o estudo laboratorial dos fenómenos relacionado com a produção, transporte, distribuição e utilização de energia elétrica. Consequentemente, as principais áreas de intervenção deste laboratório são:

  • a produção de eletricidade incluindo a micro e a mini geração;
  • os sistemas de transporte e distribuição de eletricidade;
  • a conceção, alteração, otimização, proteção, comando, automatização e manutenção de instalações elétricas domésticas, de serviços e industriais;
  • a gestão e qualidade de energia elétrica.

Departamento de Eng.ª Madeiras

O Departamento de Engenharia de Madeiras engloba como recursos laboratoriais: o Laboratório de Adesivos e Acabamentos de Madeira, o Laboratório de CAD/CAM, o Laboratório de Mecânica da Madeira, o Laboratório de Química da Madeira, o Laboratório de Tecnologia de Secagem e Preservação, o Laboratório de Tecnologia das Indústrias de Madeiras, o Laboratório de Xilologia, o Laboratório de Emissões de Formaldeído e de Derivados de Madeira e o Laboratório de Informática.

Laboratório de Adesivos e Acabamentos de Madeira

Espaço laboratorial vocacionado para a avaliação e caracterização de superfícies e de juntas coladas. Este laboratório encontra-se equipado com um conjunto de equipamentos que permitem ensaios segundo as principais normas aplicáveis a juntas coladas e superfícies acabadas nas áreas da madeira e do mobiliário (material madeira e seus derivados).

O LAAM dá apoio a todas as disciplinas que envolvem a avaliação da qualidade de acabamentos e colagens e de produtos de madeira/derivados da madeira, e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Equipamento Principal:

  • Reflectómetro;
  • Viscosímetro de Brookfield;
  • Goniómetro;
  • Prensa hidráulica.

Laboratório de CAD/CAM

Espaço laboratorial vocacionado para o desenvolvimento de estudos de CAD/CAM, em particular para a produção de desenhos 2D e 3D de elementos em madeira.

O LCAD dá apoio a todas as disciplinas que envolvem equipamento informático, e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Principal Software:

  • Progecad 2010 Educational Edition;
  • SolidWorks 2010 Educational Edition;
  • DWG Editor;
  • Edrawings 2010;
  • WoodWop 4.5;
  • WoodType;
  • NC Weeke.

Laboratório de Mecânica da Madeira

Espaço laboratorial vocacionado para a avaliação das propriedades físico-mecânicas de materiais, em particular de madeira e seus derivados. No interior deste laboratório situa-se um espaço reservado que pode ser utilizado para aulas de apoio e sala de trabalho de grupos.

O LMM dá apoio a todas as disciplinas que envolvem avaliação do desempenho mecânico da madeira/derivados da madeira e que envolvem a avaliação da qualidade de acabamentos, colagens, materiais, etc., e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Equipamento Principal:

  • Maquina Ensaios Universal SERVOSIS ME-405;
  • Células de carga: 0,5KN e 5KN;
  • Amarras e dispositivos para ensaios mecânicos normalizados de madeira e derivados de madeira em provetes de pequena dimensão. Exemplo de alguns ensaios normalizados: Dureza (ISO3350, NP617); Compressão Axial (NP618); Flexão Estática (NP619); Tracção Transversal (NP621); Corte (NP623); Caraterização física de madeira estrutural (EN408), etc.

Laboratório de Química da Madeira

Espaço laboratorial vocacionado para a realização de diferentes procedimentos de análise de química, em particular a análise do material madeira, dos seus derivados e dos efluentes das indústrias do sector.

O LQM dá Apoio a todas as disciplinas que envolvem o comportamento e caracterização química da madeira e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Equipamento Principal:

  • Espectrofotómetro UV-visível;
  • Medidor de pH automático;
  • Cromatografo HPLC;
  • Bomba de vácuo Selecta;
  • Autoclave;
  • Mufla;
  • Estufa;
  • Agitador magnético;
  • Banho termoestático;
  • Melting Point Apparatus;
  • Espectrofetómetro portátil.

Laboratório de Tecnologia de Secagem e Preservação

Espaço laboratorial vocacionado para o estudo da influência da água nas propriedades da madeira e seus derivados em particular para o estudo das operações de secagem e acondicionamento.

O LTS dá apoio a todas as disciplinas que envolvem avaliação da humidade da madeira e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Equipamento Principal:

  • Estufa de secagem;
  • Muflas;
  • Bomba de vácuo Selecta;
  • Frigorifico;
  • Destilador de água.

Laboratório de Tecnologias das Industrias de Madeiras

Espaço laboratorial/oficinal concebido como uma unidade piloto de processamento de madeira e derivados. O parque de máquinas e acessórios existentes permite simular unidades industriais da fileira da madeira, em particular de segunda e terceira transformação.

O LTIMM dá apoio a todas as unidades curriculares que envolvem a utilização de equipamentos industriais e/ou fabricação de maquetes/protótipos e/ou preparação de provetes e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas.

Equipamento Principal:

  • Briquetadora;
  • Serra de fita;
  • Garlopa;
  • Desengrossadeira;
  • Tupia;
  • Máquina de Furar;
  • Furador de Corrente;
  • Respigadeira;
  • Fresadora Vertical;
  • Furador de 2 Vias;
  • Multi-Furadora;
  • Gerador de Alta Frequência;
  • Máquina de Colar Lamelas;
  • Máquina Colar Curvar;
  • Encoladora; Serra Radial;
  • Molduradora;
  • Traçador;
  • Esquadrejadora;
  • Torno Copiador;
  • Lixadora de Molduras;
  • Lixadora Calibradora;
  • Centro Maquinação CNC (Furação e Fresagem);
  • Cabine e Estufa de Pintura.

Laboratório de Xilologia

Espaço laboratorial vocacionado para a avaliação e caracterização macroscópica e microscópica da anatomia da madeira. Este laboratório encontra-se equipado com um conjunto de equipamentos que permitem identificar os parâmetros celulares de espécies folhosas e resinosas.

O LXIL dá apoio a todas as disciplinas que envolvem o estudo da madeira enquanto material, e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Equipamento Principal:

  • Microscópios Monoculars;
  • Microscópios Binoculars;
  • Microscópio Estereoscópio;
  • Lupas com iluminação;
  • Microscópio com câmara de vídeo;
  • Computador com aquisição de imagem e TV.

Laboratório de Emissões de Formaldeído e de Derivados de Madeira

O DEMad/IPV instalou nos últimos anos, no interior do Laboratório de Tecnologias e Indústrias da Madeira um laboratório (120 m2) destinado preferencialmente ao desenvolvimento de actividades de I&DT na área dos derivados de madeira, com capacidade para analisar as resinas, os substratos (derivados de madeira), os revestimentos da superfície (laminados, folheados) e a maquinabilidade do conjunto. Paralelamente foram instalados equipamentos que permitem a realização de ensaios para determinação das emissões de formaldeído de derivados de madeira, de acordo com 4 normas internacionais e de um equipamento único na Península Ibérica para avaliação de colagens (ABES-Automated Bonding Evaluation System).

O referido laboratório tem vindo a ser utilizado em diversos trabalhos de investigação científica contratada e em projectos FCT e QREN, destacando-se, pela sua relevância o seguinte equipamento:

  • ABES – Automatic Bonding Evaluation System;
  • Câmara de envelhecimento acelerado (Xenontest);
  • Câmara Climatizada (1 m3);
  • Câmaras de Emissão de formaldeído – Método da câmara (1 m3) EN 717-1;
  • Câmaras de Emissão de formaldeído – Método da análise de gás EN 717-2;
  • Conjunto de exsicadores (18) – Método de emissão de formaldeído JIS 1460;
  • Conjunto de extratores (3) – Método do “perforador” EN 120;
  • Equipamento de visão artificial (luz visível e laser);
  • Rugosímetro;
  • Colorímetro;
  • Espectrofotómetro UV-VIS.

Laboratório de Informática

Espaço laboratorial vocacionado para o desenvolvimento das atividades curriculares dos alunos e apoio às atividades letivas que necessitam de recursos informático.

O LInf dá apoio a todas as disciplinas que envolvem equipamento informático, e apoio técnico a projectos de I&D e a empresas, nomeadamente através de ensaios normalizados não certificados.

Principal Software:

  • Microsoft Project 2002;
  • GPS;
  • WIN QSB.

Departamento de Eng.ª Mecânica e Gestão Industrial

Um dos suportes fundamentais dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial é a forte formação prática nas áreas afetas à Tecnologia.

Esta formação é facultada aos alunos com o intuito de adquirirem sensibilidade aos fenómenos da Engenharia e concretiza-se numa série de disciplinas que funcionam no seguinte conjunto de laboratórios.

Laboratório de Automação e Eletrónica

O laboratório possui equipamento laboratorial de apoio às unidades curriculares de Electricidade, Electrónica e Instrumentação, Instalações e Máquinas Eléctricas, Instalações e Automatismos Eléctricos, Sistemas II.

Atividades desenvolvidas

  1. Montagem de circuitos eletrónicos com díodos e leds:
    1. Conceitos básicos e análise de circuitos (Aplicação das Leis de Kirchoff);
    2. Medição de resistências, correntes e tensões;
    3. Valores nominais e reais de resistências.
  2. Circuitos de retificação de meia onda e onda completa com e sem filtragem:
    1. Montagem e estudo dos circuitos;
    2. Verificar o efeito do filtro de condensador na saída do circuito retificador.
  3. Utilização de Transístores:
    1. Estudo da polarização de um Led;
    2. Estudo de um transístor como comutador;
    3. Análise de um circuito inversor com transístores.
  4. Montagem de circuitos de amplificação:
    1. Contacto com fontes de alimentação, gerador de sinais e osciloscópio;
    2. Estudo e observação do sinal antes e após circuito de amplificação.
  5. Estudo das limitações de circuitos de amplificação:
    1. Saturação;
    2. Slow-Rate.
  6. Aquisição de dados:
    1. Escolha de sensor/transdutor;
    2. Estudo da cadeia de medida;
    3. Formulação do programa de aquisição.

Equipamento Instalado

  1. Placas de aquisição de dados;
  2. Fontes de alimentação;
  3. Geradores de sinal;
  4. Osciloscópios.

Laboratório de CAD

O laboratório de CAD está equipado com meios próprios de software para dar resposta às solicitações específicas para que foram criados, com computadores ligados em rede e com software específico das áreas de CAD, de cálculo, linguagens de programação e outras ferramentas informáticas úteis na lecionação de várias unidades curriculares.

Laboratório de Física

O Laboratório de Física do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial tem como missão específica disponibilizar materiais e equipamentos experimentais de apoio ao processo ensino/aprendizagem nas áreas científicas subordinadas à Engenharia Mecânica e à Engenharia e Gestão Industrial.

No âmbito do ensino experimental sugerimos atividades que podem ser realizadas pelos alunos bem como trabalhos experimentais nas áreas da Estática, Cinemática e Dinâmica secundados por guias de atividades elaborados para um melhor aproveitamento.

Para uma comunicação mais dinâmica está disponível uma página da Secção de Física para professores e alunos onde se encontra material de apoio destinado aos alunos, informação diversa sobre acontecimentos relacionados com a Física assim como links para materiais diversos sugeridos por professores e alunos.

Atividades desenvolvidas

Trabalhos experimentais didáticos desenvolvidos nas disciplinas de Mecânica I e Mecânica II:

  1. Verificação experimental das condições de equilíbrio de um sistema de forças aplicadas num corpo rígido e indeformável;
  2. Constantes de elasticidade de molas elásticas;
  3. Equilíbrio de um sistema de forças concorrentes num ponto;
  4. Binário de forças;
  5. Componentes cartesianas de um vetor no espaço;
  6. Lançamento de projéteis;
  7. Atrito;
  8. Dinâmica de rotação.

Equipamento Instalado

  1. Conjunto de cinética de rotação;
  2. Conjunto experimental para estudo da cinemática e dinâmica;
  3. Conjunto de lançamento de projeteis;
  4. Balança decimal didática para estudo de forças;
  5. Dispositivo didático para estudo dinâmico de velocidades, aceleração e inércia;
  6. Plano inclinado para estudo de forças.

Laboratório de Gestão Industrial

Equipado com um conjunto de computadores e softwares adequados à prática de gestão industrial (gestão da produção, qualidade e manutenção).

Laboratório de Mecânica dos Fluídos

Atividades desenvolvidas

As atividades desenvolvidas estão inseridas na componente prática das disciplinas Mecânica dos Fluidos e Máquinas Térmicas do curso de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial:

  1. Estudo do comportamento dos fluidos;
  2. Estudo de máquinas térmicas (permutadores de calor, motores e caldeiras).

Equipamento Instalado

  1. Analisadores de gases de combustão;
  2. Analisador GA-12 – versão com 2 sensores para O2 e CO para medição de O2, CO e CO2;
  3. Aparelho didático para linhas de escoamento;
  4. Aparelho para calibração de pressões;
  5. Aparelho para estudo de escoamento em orifícios;
  6. Aparelho para medição de caudais;
  7. Aparelho para o estudo de regimes de escoamento;
  8. Banca Hidráulica;
  9. Dispositivo didático p/ est. de turbinas e bombas;
  10. Dispositivo para estudo da pressão hidrostática;
  11. Modelo de bombas de injeção a diesel;
  12. Modelo de motor com quatro cilindros;
  13. Modelo de motor de combustão;
  14. Modelo de motor de explosão;
  15. Modelo de motor de pistão rotativo (Wankel);
  16. Modelo de motor a dois tempos;
  17. Modelo de turbina a gás;
  18. Permutador de calor de tubos concêntricos;
  19. Placa orifício;
  20. Sistema de estudo de perdas de carga;
  21. Tina de ondas;
  22. Tubo de Venturi com tomas de pressão;
  23. Estação de carga de gás refrigerante completa;
  24. Máquina de fazer cones em tubos de cobre;
  25. 5 m2 de pavimento radiante a água com todos os acessórios de leitura e controlo de temperatura;
  26. Caldeira a gás para apoio a acumulador e aquecimento central.

Laboratório de Mecânica e Materiais

As atividades desenvolvidas estão inseridas na componente prática e de apoio às matérias das disciplinas de materiais, tecnologias e processos de fabrico, resistência dos materiais, órgãos de máquinas e mecânica estrutural. A caracterização dos materiais envolve a preparação de amostras para a análise microscópica. A determinação das propriedades mecânicas dos materiais usa a análise da resistência (com ensaios de: tração, dureza, fadiga, etc.) que podem ser complementadas com a análise experimental e numérica do estado de tensão em casos concretos da aplicação desses materiais.

Atividades desenvolvidas

  1. Caracterização dos materiais – Propriedades mecânicas dos materiais:
    1. Ensaios de tração;
    2. Ensaios de dureza;
    3. Ensaios de fadiga.
  2. Análise experimental e numérica de tensões;
  3. Avaliação microscópica dos materiais;
  4. Análise da estrutura dos materiais:
    1. Preparação de amostras;
    2. Microscopia.

Equipamento Instalado

  1. Aparelho para realização de esforços em barras curvas;
  2. Aparelho para determinação de reações em vigas;
  3. Aparelho para determinação de tensões de corte;
  4. Aparelho para determinação de torção em barras de secção circular;
  5. Aparelho para determinação do momento flector;
  6. Aparelho para ensaios de fadiga (flexão plana);
  7. Aparelho para estudo de fricção em correias;
  8. Modelo para estudo de esforços em estruturas metálicas apoiadas e suspensas;
  9. Máquina de corte por diamante;
  10. Polideira/Lixadeira;
  11. Microdurómetro;
  12. Máquina universal de ensaios à tração;
  13. Microscópio ótico;
  14. Sistemas de aquisição de dados.

Laboratório Oficinal

O espaço oficinal tem sido utilizado para apoiar atividades de forte componente prática das disciplinas de materiais, dos processos e das tecnologias mecânicas. O apoio às restantes disciplinas dos cursos, é concretizado na conceção ou da alteração e adaptação de equipamentos didáticos. É de realçar, também, o grande apoio dado à equipa do projeto Shell Eco-Marathon. Além destes, tem havido apoio aos serviços de manutenção da ESTGV na reparação e conceção de equipamentos e a colaboração dada a outros departamentos na conceção de equipamento didático e de investigação.

Atividades desenvolvidas

O espaço oficinal tem sido utilizado para as seguintes atividades:

  1. Colaboração com outros departamentos na conceção de equipamento didático;
  2. Apoio aos serviços de manutenção da ESTGV;
  3. Apoio às equipas participantes na Shell Éco-Marathon;
  4. Apoio às restantes disciplinas do curso na conceção/alteração de equipamentos didáticos;
  5. Lecionar a disciplina de Máquinas Ferramentas do 3º ano do curso de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial;
  6. Outras atividades:
    1. Formação de quadros que pretendam familiarizar-se com as Máquinas-Ferramentas e aprofundar alguns conceitos básicos ligados à sua utilização;
    2. Fabrico de protótipos de peças em desenvolvimento;
    3. Investigação de estratégias de maquinagem para componentes de geometrias complexas;
    4. Realização de “Workshops” que promovam um maior intercâmbio entre as empresas da região e a ESTGV;
    5. Organização de cursos de formação (a nível de CNC) para os ex-alunos de EMGI, numa perspetiva de formação e atualização permanente.

Equipamento Instalado

  1. 10 bancadas de trabalho;
  2. Esmeriladora;
  3. 4 Tornos ZMN-SLIVEN CU400M/1500;
  4. Fresadora de coluna e consola universal;
  5. Serrote de fita;
  6. Furadora de coluna;
  7. Máquina de soldar SAFMIG 480 TRS;
  8. Retificador Alex 300;
  9. Pinça Alarc 4+4;
  10. Equipamento de medida e traçagem (plano de traçagem, graminhos, paquímetros,
  11. micrómetros, outros);
  12. Ferramentas manuais para tornos de bancada;
  13. Centro de Maquinagem vertical;
  14. Prensa Hidráulica MEGA KPD 30A.

Laboratório de Pneumática e Óleo-Hidráulica

O Laboratório de Pneumática e Óleo hidráulica possui equipamento didático e equipamento industrial de apoio a experiencia e projetos que se enquadram nas unidades curriculares Automação Industrial, Automação e Controlo e Instalações e automatismos elétricos e Sistemas I. Estes equipamentos encontram-se distribuídos em diversas zonas:

Zona de controlo de sistemas: Bancada didática da Luccas Nulle adaptada e alterada para funcionar com diferentes sistemas de controlo. Nestes de incluem um sistema de nível de líquido, um sistema de controlo de temperatura, vários sistemas elétricos de primeira ordem e segunda ordem, servomecanismos entre outros. O controlo analógico destes sistemas pode ser efetuando utilizando os controladores ON-OFF e PID existentes, bem como o controlo digital pela utilização de autómatos e relés programáveis existentes no laboratório e como instalados numa estrutura de fixação passível de ser utilizada nas diferentes zonas. Para aquisição de dados o laboratório dispõe de uma placa multifuncional (NI USB 6009) da National Instruments, que é programada através do Labview. O autómato C200H da Omron possui para além dos módulos de I/O a relé, uma carta de entrada e uma carta de saída analógicas, que podem ser utilizadas aquando do estudo de sistemas. O autómato utiliza um software próprio de programação SYSWIN.

Zona de pneumática: Compreende uma estrutura fixa onde são montados elementos industriais de deslocamento linear e rotativos, elementos de comando e de controlo e elementos de medida para que, de forma didática, possa ser explicado o funcionamento quer individual quer como parte de circuitos pneumáticos básicos e/ou mais complexos. Compreende ainda um conjunto de sistemas pneumáticos de comando elétrico desenvolvidos na escola, nomeadamente, um robot com 5 grau de liberdade1, um sistema automático de “transfer” de peças com tapete rolante2, um pórtico xyz com sistema de ventosa (para recolha de peças) e régua de deslocamento linear3. Estes projetos, que em cada ano vão sofrendo melhorias, encontram-se distribuídos nas mesas de trabalho. São alvo de estudo e aplicação dos fundamentos transmitidos nas diferentes unidades curriculares anteriormente mencionadas.

Zona de óleo hidráulica: Compreende uma bancada da Eletrónica Veneta, dela fazendo parte válvulas e atuadores óleo hidráulicos, mangueiras, estação de fornecimento e tratamento do óleo sob pressão (bomba, motor, reservatório) e respetivo quadro elétrico de comando e proteção. Existem ainda um conjunto de válvulas de comando elétrico que irão ser montadas em estruturas modulares de encaixe rápido na bancada. O equipamento óleo hidráulico encontra-se exposto e disponível para utilização uma vez se apoia num sistema de arrumação criado para o efeito4.

Zona de instalações e automatismos elétricos: Constituída por painel, que comporta elementos de comando e proteção elétrica da Lucas Nülle, uma bancada parafixação de quadros elétricos de proteção, variadores de velocidade (gama Altivar da Schneider electric), contactores e arrancadores de motores, elementos de medida (Medidor de potência PM9P Merlin Gerin e Analisador de redes Fluke 1735) entre outros elementos, e uma mesa de apoio onde são colocados os motores elétricos (SEW Eurodrive).

Atividades desenvolvidas

  1. Montagem de circuitos óleo hidráulicos e pneumáticos, para verificação e análise do funcionamento dos diferentes componentes;
  2. Estudo das características de cada componente utilizado na montagem de circuitos pneumáticos e óleo hidráulicos.

Equipamento Instalado

Composto por diverso equipamento industrial de pneumática e óleo hidráulica, destinado a sensibilizar e aproximar os alunos ao ambiente industrial:

  1. Bancada para experiências de hidráulica;
  2. Bancada de pneumática;
  3. Bancada de Eletropneumática;
  4. Bancada de Instrumentação e controlo.

Laboratório de Termodinâmica e Transferência de Calor

Atividades desenvolvidas

As atividades desenvolvidas destinam-se ao acompanhamento prático das disciplinas de Termodinâmica Aplicada e Transferência de calor e Massa:

  1. Determinação de calores específicos de sólidos;
  2. Determinação de calores específicos de líquidos e gases;
  3. Estudo de vapor a alta pressão;
  4. Estudo de painéis solares;
  5. Estudo de máquinas frigoríficas;
  6. Estudo de ar condicionado;
  7. Determinação da entalpia de combustão para vários tipos de combustíveis.

Equipamento instalado

  1. Aparelho para determinação de calores específicos;
  2. Painel Solar;
  3. Analisadores de Oxigénio;
  4. Aparelho para Estudo de Vapor de Água a Alta Temperatura;
  5. Aparelho para Estudo de Transferência de Calor por Convecção;
  6. Aparelho para Estudo de Transferência de Calor por Condução;
  7. Dispositivo de Complemento de Estudo de Calores Específicos de Líquidos e Sólidos;
  8. Aparelho para Estudo da Condutibilidade Térmica de Líquidos e Gases;
  9. Central de Condicionamento de Ar;
  10. Dispositivo para Estudo da Convecção em Líquidos;
  11. Equipamentos de Expansão Térmica com Gerador de Vapor;
  12. Equipamento para estudo de entalpia de combustão;
  13. Máquina frigorífica: foto; ficha de equipamento; manual técnico;
  14. Aparelho de ar condicionado equipado com equipamento de medição e monitorização, temperatura, visor e pressões;
  15. Painel solar plano, com acumulador de 200L e 2 serpentinas.

Departamento de Informática

O Departamento de Informática dispõe de um conjunto de laboratórios vocacionados para diferentes áreas do seu domínio de conhecimento:

  • Laboratório de Redes,
  • Laboratório de Microssistemas,
  • Laboratório de Multimédia,
  • Laboratórios gerais de Informática.

Laboratório de Redes

Laboratório de apoio à formação na área das Redes de Computadores. O laboratório está certificado pela Alcatel e pela CISCO, permitindo o planeamento, projeto, instalação, configuração e administração de redes de dados.

Lotação: 24 Lugares

Equipamento de apoio à componente letiva:

  1. Computador + Videoprojetor + Tela de projeção;
  2. retroprojetor;
  3. Quadro branco;
  4. 24 computadores;
  5. diversos bastidores com hubs, switchs, Routers;
  6. Central Telefónica VoIP e telefones VoIP.

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática 3

Laboratório de suporte às aulas nas áreas de Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Multimédia com 30 computadores.

Lotação: 30 Lugares

Equipamento de apoio à componente letiva:

  1. Videoprojetor;
  2. Tela de projeção;
  3. retroprojetor;
  4. Quadro branco.

Laboratório de Informática 8

Laboratório de Suporte às aulas nas áreas de Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Multimédia com 32 computadores.

Lotação: 32 lugares

Equipamento de apoio à componente letiva:

  1. Videoprojetor;
  2. Tela de projeção;
  3. Quadro branco;
  4. Quadro interativo.

Laboratório de Informática 11

Laboratório de acesso livre aos alunos do Departamento de Informática da ESTGV. Contém máquinas Windows, com algum do software utilizado nas aulas. Os alunos podem utilizar este espaço para desenvolverem os trabalhos práticos e projetos relacionados com o curso.

Lotação: 15 Lugares

Laboratório de Microssistemas

Laboratório de suporte às aulas de Sistemas Digitais, Processamento e Controlo Digital.

Lotação: 24 lugares

Equipamento de apoio à componente letiva:

  1. Computador;
  2. Videoprojetor;
  3. Tela de projeção;
  4. Quadro branco;
  5. Retroprojetor.

Equipamentos disponíveis:

  1. Computadores;
  2. Osciloscópios Digitais;
  3. Sistemas de Aquisição de Dados;
  4. Geradores de funções;
  5. Fontes de alimentação;
  6. Multímetros;
  7. Kits de teste de sistemas digitais.

Laboratório de Multimédia

Laboratório de suporte às aulas da área de Multimédia com 13 computadores MAC.

É também utilizado para acolhimento dos alunos de estágio de Entidades Exteriores e Programas de Mobilidade Internacional.

Lotação: 30 lugares

Equipamento de apoio à componente letiva:

  1. Computador;
  2. Videoprojetor;
  3. Tela de projeção;
  4. Quadro branco;
  5. Retroprojetor.

Departamento de Gestão

O Departamento de Gestão dispõe de um laboratório de Simulação Empresarial, equipado com computadores cujo software instalado permite aos alunos criar virtualmente os seus negócios e simular toda uma atividade empresarial.

Laboratório de Simulação Empresarial

O Laboratório de Simulação Empresarial possibilita aos alunos dos cursos de Gestão de Empresas e Contabilidade e Administração do Departamento de Gestão a constituição virtual de empresas e a simulação da sua atividade, através de software altamente especializado. Esta ferramenta favorece a aprendizagem através de uma prática simulada, conferindo importantes competências, que habilitam os futuros diplomados aquando do seu ingresso na vida profissional.

Gerais

A ESTGV disponibiliza um número considerável de laboratórios de informática, modernamente apetrechados em termos de hardware e software, vocacionados para a componente laboratorial de unidades curriculares da área de informática, de cursos cuja área cientifica predominante não é a informática.Alguns desses laboratórios estão equipados com software específico destinado a determinadas áreas do conhecimento, como são os casos das áreas da Matemática, da Gestão, da Contabilidade, do Marketing ou do Turismo.

A Escola disponibiliza igualmente um laboratório de informática para uso exclusivo dos alunos, nas diversas vertentes que constituem o seu trabalho e para as quais necessitem de meios informáticos.
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.