CTeSP
O que são os CTeSP?
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são uma oferta formativa ministrada no âmbito do ensino superior Politécnico com 120 ECTS e a duração de quatro semestres curriculares. Estes ciclos de estudos têm componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se realiza através de um estágio no final do curso, e pretendem estabelecer uma ponte entre os mundos académico e empresarial. Conferem um Diploma de Técnico Superior Profissional, de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida, e permitem aos alunos o acesso direto a licenciaturas, através de um concurso especial realizado na instituição.
Ação Social
Os estudantes inscritos nos CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta, nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.
A candidatura a um CTeSP é feita pelos interessados, mediante preenchimento de impresso próprio nos prazos definidos no edital.
Condições de Acesso
- Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESTGV:
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.os 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro.
- Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
- Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição que ministre ensino politécnico têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.
- Os estudantes com deficiência têm prioridade na ocupação de um mínimo de duas vagas, até 4% das vagas que sejam fixadas nos CTeSP para os quais reúnam as condições de ingresso.
- A prioridade dos estudantes com deficiência prevalece sobre a prioridade dos estudantes referidos no n.º 3.