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Estudar e Viver em Viseu
Viseu é uma das maiores cidades do centro de Portugal, sede de um município com cerca de 510 km2 de área e 100 000 habitantes. Para além de capital de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca.
Viseu já foi distinguida duas vezes (2007 e 2012), segundo um estudo da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), como a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.
Cursos
A oferta formativa da ESTGV ao nível da licenciatura é constituída por 13 cursos:
Candidaturas
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Informações práticas
Antes da partida para Portugal: Obtenção do Visto
Os cidadãos sem nacionalidade de um país da União Europeia, que queiram estudar em Portugal, precisam de obter um visto junto do Consulado/Embaixada portuguesa mais próxima da sua área de residência.
Após matrícula a escola envia aos estudantes uma Carta de Aceitação. Esta carta deve ser anexada aos restantes documentos exigidos pelos serviços consulares, aquando do pedido de visto. O pedido de visto deve ser feito pelo requerente, com a maior antecedência possível em relação à data de início da estadia em Portugal.
Informe-se sobre os tipos de visto mais adequados ao seu caso, documentação exigida e o procedimento para a sua obtenção junto do Consulado de Portugal mais próximo da sua área de residência (pesquise localizações e contactos no mapa interativo do Portal das Comunidades Portuguesas).
O pedido de visto, os custos associados, e a recolha dos documentos exigidos pelos serviços consulares são da exclusiva responsabilidade dos requerentes.
A avaliação e validação dos pedidos e a respetiva emissão dos vistos é da exclusiva responsabilidade dos serviços consulares.
Após a obtenção do visto os candidatos deverão enviar à escola o comprovativo da sua obtenção.
Para informação sobre como solicitar residência em Portugal para estudar, consultar o Portal do SEF.
Antes da partida para Portugal: Seguro de Saúde
O Acordo de Segurança Social/Seguridade Social entre Brasil e Portugal proporciona, entre outros benefícios, proteção na área da saúde aos cidadãos brasileiros em Portugal e cidadãos portugueses no Brasil.
Para usufruir desse acordo, que inclui direito à assistência médico-hospitalar (de emergência ou regular) e mesmo à aquisição de medicamentos, os estudantes brasileiros devem ser portadores do Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM (anteriormente designado de PB-4). O formulário CDAM tem que ser solicitado no Brasil junto das secretarias de saúde ou delegacias de saúde da cidade onde os estudantes residem.
Será ainda necessário o Boletim de Vacinas atualizado bem como o Certificado de Habilitações, que tem que ser autenticado pela Embaixada Portuguesa no país de origem, de forma a ser possível ver as suas qualificações reconhecidas em Portugal.
Links
F.A.Q.
Contactos
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu
Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: servicosacademicos@estgv.ipv.pt