Investigação

Investigação

No âmbito das atribuições dos docentes do ensino superior politécnico e de acordo com o estatuto da carreira docente compete-lhes realizar atividades de investigação, de criação cultural ou de desenvolvimento experimental.

Nesse sentido são diversas e variadas as atividades de investigação decorrentes na ESTGV, que vão desde o desenvolvimento de projetos financiados pela FCT, produção científica reproduzida em revistas da especialidade ou em apresentações em congressos, acompanhamento e orientação de alunos na elaboração de trabalhos científicos, etc.

Projetos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu desenvolve um conjunto de projetos de investigação dos quais se podem salientar os seguintes no âmbito da FCT:

PTDC/AGR-AAM104911/2008
Avaliação do potencial do engaço e folhelho por tratamento químico para obtenção de produtos de valor acrescentado (CHEMGRAPE).

PTDC/AGR-CFL/114826/2009
Potencial de espécies lenhosas autóctones para a produção de energia a partir da biomassa.

PTDC/QUE-QUE/111571/2009
ECOUF-Desenvolvimento de resinas ureiaformaldeído de nova geração com baixa emissão de formaldeído.

PTDC/SEM-TRA/122114/2010
AROUND- Novos instrumentos de avaliações e ambiental de rotundas.

Centro de Investigação

O Centro de Estudos em Educação, Tecnologia e Saúde, (CI&DETS), tem como finalidade desenvolver a investigação em Ciências da Educação, Saúde, Tecnologias e Gestão, assumindo-se como uma estrutura organizativa de coordenação e apoio aos projetos de investigação, desenvolvidos maioritariamente por docentes do Instituto Politécnico de Viseu. Pretende-se que as atividades de investigação e desenvolvimento do Centro se insiram em redes científicas nacionais e internacionais, privilegiando-se o desenvolvimento de parcerias e projetos com as organizações que constituem a comunidade envolvente à Instituição. Os objetivos do CI&DETS são:

  • Desenvolver atividades de investigação nos vários domínios com particular ênfase na investigação aplicada.
  • Promover a cooperação e intercâmbio com outras unidades ou centros de investigação, nacionais e estrangeiros, tendo em vista a internacionalização da investigação e o desenvolvimento de projetos de I&D transversais (multi, intere transdisciplinares).
  • Reforçar a massa crítica da unidade com formação ao nível de doutoramento e pós-doutoramento.
  • Desenvolver projetos de I&D em parceria com outras organizações.
  • Promover a realização e organização de eventos científicos de âmbito nacional e internacional.
  • Aprofundar o estudo e o desenvolvimento da integração de recursos mediatizados em vários contextos de ensino/aprendizagem.
  • Promover o conhecimento do ser humano, tendo em conta os contextos sócio-culturais.
  • Elaborar estudos e trabalhos orientados para as necessidades das organizações.
  • Promover a construção de quadros de análise sistémica e multidisciplinar sobre a relação entre educação/formação, investigação e desenvolvimento.
  • Fomentar a supervisão clínica e a qualidade em saúde.
  • Fomentar a supervisão pedagógica e a qualidade em educação.
  • Desenvolver a competitividade do tecido empresarial através da difusão de conhecimentos, inovação e transferência de tecnologia.
  • Fomentar a articulação entre os sistemas de ensino e o de investigação, numa perspetiva de renovação do ensino, especialmente o pós-graduado.

O Centro de Investigação Aplicada em Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética (CIAERSE), em fase de instalação, constitui uma unidade de investigação própria do IPV cujas áreas de intervenção são a investigação científica e tecnológica no domínio das energias renováveis, da sustentabilidade energética e de outros domínios contíguos. Os objetivos do CIAERSE são:

  • Promover e desenvolver atividades de investigação aplicada nas suas áreas de intervenção que permitam a valorização técnico-científica dos seus membros e a contribuição para a formação de novos investigadores com capacidades técnicas e científicas de qualidade, através do apoio aos cursos ministrados no IPV ou em outras instituições de ensino superior. A investigação a desenvolver é orientada para a resolução de problemas práticos e, tanto quanto possível, é efetuada em colaboração com a comunidade, a indústria e os serviços e com outras instituições de investigação nacionais ou estrangeiras.
  • Promover a apresentação de projetos de investigação aplicada apoiados ou não em programas de financiamento nacionais ou estrangeiros de forma individual ou em colaboração com outras entidades públicas ou privadas;
  • Promover parcerias nacionais e internacionais no âmbito de investigação científica e/ou tecnológica aplicada através do apoio aos cursos ministrados no IPV ou em outras instituições de ensino superior;
  • Prestar serviços ao exterior, enquadrados com as necessidades da comunidade, nos termos da lei e dos regulamentos do IPV;
  • Promover ações científicas e tecnológicas no seio do IPV e fora deste pela realização ou participação em jornadas, congressos, seminários, demonstrações de tecnologia específica ou outras formas.
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.